sexta-feira, 27 de maio de 2011

Campanha de Enfrentamento ao Abuso, Exploração e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes em Parobé

A Prefeitura de Parobé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), realizou campanha referente ao Dia Municipal, Estadual e Nacional de Enfrentamento ao Abuso, Exploração e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. As três datas transcorreram, pela ordem, de 16 a 18 passados.


A abertura da campanha foi no último dia 14, junto com a Ação Social realizada no centro da cidade, e teve diversas atividades até o dia 23. O evento contou com a presença de autoridades, alunos das escolas do município e representantes da sociedade, buscando uma grande mobilização contra a violência sexual. No decorrer da programação, houve ampla divulgação com faixas e panfletagens em empresas, ruas e semáforos. Também foram entregues material educativo, como folders e uma cartilha com orientações.

Ocorreu ainda capacitação para profissionais que atuam com crianças e adolescent es, tendo público-alvo educadores, conselheiros tutelares e outros. O evento transcorreu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a secretária e o diretor de Assistência Social, Angela Pandolfo Rambo e Luis Carlos da Silva, respectivamente; a coordenadora do Creas, Cláudia de Cristo; a segunda promotora de Justiça da Comarca Judicial de Parobé, Luziharin  Caroline Tramontina; a diretora de Administração, Seloí Maciel, entre outras. A programação contou com dois palestrantes: o sociólogo, Alceu Streher Escobar (foto) e a assistente social Ana Patrícia Barbosa. O tema em foco foi o combate à violência sexual.

A promotora Luziharin ressaltou a importância do encontro e a luta para combater a violência contra crianças e adolescentes. “Temos leis contra essa prática, e o Ministério Público se coloca a disposição para esse enfrentamento” enfatizou.

De acordo com Angela Rambo, secretária de Assistência Social, a campanha teve o objetivo de alertar sobre a violência contra crianças e adolescentes. “Queremos sensibilizar e conscientizar a comunidade que ela deve ser denunciada. A campanha também serviu como um alerta para os pais, que devem ficar atentos e sempre proteger seus filhos”, comentou. Seloí Maciel destacou a importância da discussão de assuntos que afetam as crianças no Brasil. “Precisamos encontrar um meio eficaz para combater a violência que afeta tantas famílias” destacou. 


O encerramento das atividades aconteceu dia 23, no DTG Querência Azaléia, quando ocorreram, durante todo o dia, apresentações teatrais para crianças e adolescentes, com o Grupo Duetos e Produções (foto), de Erechim, RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário